
Situações de crise são complicadas. Momentos de luta, desespero, angústia, dor, aflição... Olhamos pra vida de Jó e, assim com eu e você, vemos que ele atravessou tudo isso. Tinha tanto e repentinamente não tinha nada.
Era um homem temente a Deus. Tinha uma família linda, com esposa e filhos amados; prosperidade nos negócios, uma saúde invejável, amigos sempre perto, dinheiro, respeito...
Até que tudo desaba. Ele perde seus filhos, sua mulher quase enlouquece, seus rebanhos são consumidos e bens destruídos, seus funcionários morrem, seu negócio é arruinado, sua saúde destruída, seus amigos tornam-se acusadores... Quantos de nós aguentaríamos tamanha desgraça?
Esperar em Deus quando tudo está perfeito é fácil. O diabo, sabendo disso, pede a Deus que lhe permita tocar em tudo quanto o Senhor havia proporcionado à Jó. Difícil é continuar crendo quando tudo parece desabar sobre sua cabeça, sem nenhum motivo aparente.
Nesses momentos somos tentados a tomar a rédea da situação. Assumir o controle. Tomar nossas próprias decisões. Fica difícil “esperar e descansar no Senhor”.
Para Jó também nada disso foi fácil. Existiram inúmeros momentos de crise e questionamento. Porém, embora estivesse passando por tudo isso, seu fio de esperança estava em Deus e em sua Soberania.
“Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR” Jó 1: 21.
“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus” 19:25-16
Não se conseguia perceber o porquê daquilo tudo. São momentos como esse, em que o sofrimento parece nos sufocar; que precisamos por nossa esperança no Senhor. Ele sabe de tudo. Sabe o porquê de todas as coisas. Sabe que no fim “todas as coisas cooperam para o nosso bem”; ainda que não seja de uma forma tradicional ou normal.
O apóstolo Paulo, séculos depois, já havia experimentado também tudo isso. Aí vem a declarar aos Filipenses:
“... Aprendi o segredo de viver contente em qualquer situação... Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”. 4:12-13
Precisamos continuar descansando e crendo no Senhor, “ainda que a figueira não floresça”. Sei que é difícil, mas é necessário. Porque a vontade Dele para nós, embora possa divergir da nossa, é “boa, agradável e perfeita”. Não haja por si só. Descanse e confie Nele. Ele te surpreenderá. Ele ainda tem o melhor pra você e pra mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário