Tiago.4.6,7-Antes, Ele nos dá uma graça maior. Portanto diz as escrituras:Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos a Deus.
Resiste ao Diabo, e ele fugirá de vos.
Este texto nos traz a tona o grande e eterno princípio de sujeição e obediência a Deus. Ele resiste primeiro aos soberbos para depois liberar o confronto contra as hostes do inferno. Não há nada pior que alguém soberbo. Temos que cada dia tomar a nossa cruz (morrermos) para depois, então, seguir a Jesus. Há alguns princípios que gostaria de compartilhar:
*O maior problema de Deus não é o diabo, são os soberbos...
Muitas vezes fizemos batalha espiritual, repreendemos os demônios e nada acontece?As veze, a coisa só piora. Estamos berrando: Sai demônio!!Tá amarrado!! mas não são os demônios que estão resistindo; é o próprio Deus com sua mão em nosso peito, resistindo o nosso orgulho.O grande desafio de Deus é o coração endurecido do homem.Deus com certeza irá confrontar a nossa soberba, a nossa justiça própria e todo julgamento frívolo que vem do orgulho ferido.
*Deus honra os humildes...
Graça e orgulho não se misturam. O favor de Deus em derramar a sua plenitude sobre nós está ligado ao fato de termos um coração purificado da arrogância e orgulho. Estados crônicos de desgraça pessoal e familiar são respaldados por esquemas de orgulho. A humildade é a chave que abre aporta da graça. Tudo o que peca contra a humildade nos conduz a uma vida estéril e desfavorável. O poder do pecado se esconde no orgulho ferido. Quando nos humilhamos, a graça de Deus jorra e inunda a nossa vida.
A humildade é o grande segredo de santidade. A insuficiência da graça Divina em relação a cadeias pecaminosas que não conseguimos vencer é justificada pelo orgulho
. Todo pecado pode ser vencido desde que renunciemos o esquema de orgulho, isto é um princípio: DEUS HONRA OE HUMILDES.
*Sujeitai-vos pois a Deus...
O melhor e mais eficaz meio de nosso orgulho ser confrontado, é encararmos esse desafio de Deus, suportando as duras provas que visam desarticular esquemas malignos e estruturas de orgulho que muitas vezes existem imperceptíveis em nossas vidas. Uma das maiores façanhas do espírito de orgulho é o seu poder de estar invisível e enganar. Entender os propósitos e importâncias das provas e tratamentos que Deus nos submete é a chave mestra que destravam as cadeias demoníacas. Parece fácil na teoria, mas não é não, só uma maneira de nos sujeitar-mos a Deus: HUMILHAÇÃO.
Deus quer tratar não apenas aquele lado negativo da nossa alma, mas também o lado ‘positivo’. A alma é alma precisa morrer. As estruturas mais sutis de orgulho se alojam na alma “justa ou boazinha” do homem
.
*Resistir ao Diabo e ele fugirá de vós...
O processo de sujeição a Deus constrói uma plataforma de autoridade através da qual resistimos ao Diabo e ele não terá alternativa senão fugir. Em contrapartida quando na resistimos as provas de Deus, ao invés de o Diabo fugir; nós é que fugimos. A medida que suportamos a humilhação, sujeitando-nos a correção de Divina, o Diabo não tem mais aonde se apoiar e se esconder. Torna-se um alvo claro, desarmado e fácil. As vezes pecamos publicamente e queremos tratamento exclusivo e particular, se o pecado é público se desmascara o pecado (espírito) publicamente, existem pessoas que acham isso retrogrado, mas é batalha espiritual. Quando abafamos, escondemos, estamos de braços com o espírito de manipulação e rebeldia. Resistir ao diabo é expor a nossa coragem de pecar, a confissão pública ( que parece legalista para muitos) e ser perdoado e curado.
**A pior reação de um servo é: não reconhecer as tendências viciantes de nosso orgulho ferido. A raiz de noventa por cento de nossos maiores conflitos é uma só: ORGULHO. O pior do orgulho é que ele é como mau hálito; quem tem não sabe que tem. “Plante uma vinha, não construa castelo” (Pr. Luis Hermínio)
Vladimir Bento Motta
Email:vladimirbm@hotmail.com
Texto adaptado do livro: “O avivamento do odre novo” (Coty)